segunda-feira, 27 de abril de 2015

Lançamento KC-390 - novo avião militar da Embraer



                      

                    PRIMEIRO VOO KC-390


















Esta aeronave é um projeto conjunto da empresa brasileira e do centro português de engenharia CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel. Aliás, de Portugal chegaram também muitos componentes que farão parte integrante do avião.




A aeronave militar foi feita a pedido da Força Aérea Brasileira que já encomendou 28 unidades, e prometeu fazer da frota “a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania. 





O primeiro voo do KC-390, o novo avião a jacto daEmbraer, a maior empresa brasileira de fabrico de aeronaves, foi um voo inaugural em uma operação de transporte militar e reabastecimento em voo, com a duração aproximada de uma hora e 25 minutos.





O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para apresentar menor custo de uso e manutenção.





A aeronave é capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais. O KC-390 pode ser utilizado também como reabastecedora aérea, utilizando dois tanques internos removíveis o novo equipamento é capaz de reabastecer tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempenho.






A pilotagem da aeronave é facilitada por um sistema aviônico integrado e controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a eficiência de missão. O KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas não pavimentadas.






Segundo o projeto, o avião militar poderá transportar diversos tipos de cargas: pallets (contêineres), veículos, helicópteros, tropas (até 80 soldados equipados), paraquedistas (até 66 paraquedistas equipados, que podem saltar tanto de portas laterais como da rampa de carga) e macas para evacuação aeromédica (até 74 macas padrão OTAN).






A primeira entrega do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2016, com 28 encomendas da FAB e outras 32 opções de compra dos governos de Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.



Pesquisa: silveira
Fontes: http://www.conexaolusofona.org/ http://www.revistaoperacional.com.br/
Fotos: www.google.com.br Vídeo: www.youtube.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário