domingo, 11 de outubro de 2015

Lockheed SR-71 Blackbird





                              

                                                     SR-71 Blackbird








A Lockheed SR-71 "Blackbird" é um um avião de longo alcance, o Mach 3, de reconhecimento estratégico avançado que ficou em serviço com a Força Aérea dos Estados Unidos de 1964 a 1998.

Blackbird - brinquedo

O SR-71 foi projetado para o vôo em mais de Mach 3, com uma tripulação de dois em cockpits em tandem, com o piloto no cockpit da frente e o Reconnaissance Diretor de Sistemas (RSO) monitorar os sistemas de vigilância e equipamentos de cabina do piloto traseiro.

O SR-71 foi projetado para minimizar a sua secção transversal de radares, foi a tentativa inicial de projeto e seu acabamento foi feito em um azul escuro, quase preto, para aumentar a emissão de calor interno e para agir como camuflagem contra o céu noturno. A cor escura levou a sinal de chamada da aeronave "Blackbird".



Sua fuselagem foi feita com ligas de titânio para suportar as altas temperaturas em torno de 200 a 300 graus celsius, causadas pelo atrito com o ar em virtude da alta velocidade alcançada.

Na altitude operacional, o SR-71 conseguia fazer a vigilância de uma superfície de 12.000 km² por hora, o que lhe permitia operar no Vietnã do Norte, na China, na União Soviética, em Cuba ou na Coreia do Norte sem entrar no espaço aéreo respectivo.

Durante missões de reconhecimento o SR-71 era operado em altas velocidades e altitudes. Se era detectado um lançamento do míssil terra-ar, a ação evasivo padrão era simplesmente acelerar e correr mais que o míssil.



Enquanto o SR-71 realizada contramedidas de radar para iludir os esforços de intercepção, sua maior proteção era sua alta velocidade e altitude de cruzeiro que tornava quase invulnerável às armas de seus inimigos. Simplesmente acelerando normalmente seria suficiente para escapar de um míssil terra-ar. Em velocidades sustentadas de Mach 3.2+, o avião foi mais rápido do que o interceptor da União Soviética, o Mikoyan-Gurevich MiG-25.  Durante sua vida útil, não SR-71 foi derrubado.



Fontes: www.milto.net/ pt.wikipedia.org   Fotos: www.google.com.br  Vídeo: www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário